segunda-feira, 18 de junho de 2012

Povos indígenas, as matrizes originárias de uso da ayahuasca na América

Identificar e conhecer os grupos étnicos amazônicos e da região andina que utilizam a ayahuasca não é uma tarefa simples, há variantes lingüísticas e étnicas em uma mesma região ou uma mesma etnia, às vezes, dispersa entre várias regiões e países do entorno da Amazônia. Além do que com o nome de ayahuasca podem ser denominadas diferentes composições de bebida e modos de preparar como a própria literatura já assinala.

Apesar de consagrado o uso da Banisteriopsis caapi em associação à Psychotria viridis ainda persiste o entendimento de que basta a presença da referida Malpighiaceae para que o composto seja designado como Ayahuasca.

Esse trabalho relaciona-se a proposição publicada na Wikipédia pelo presenta autor: "Lista dos povos indígenas que utilizam ayahuasca" explora uma relação ainda provisória construída a partir da proposição do Handbook of South American Indians editado por Julian H. Steward [1] traduzido seletivamente e publicado no Brasil por Ribeiro [2]. O capítulo sobre estimulantes e narcóticos escrito por John M. Cooper apresentado neste livro refere-se a listas elaboradas por Spruce, 1908; Reiburg 1921 [3]; Tessmann, 1930 [4] e Pardal, 1937.

Utilizando também as referências de Taussig, 1993 [5] e Bolsanello, 1995 [6] e mais recentemente a dissertação de mestrado de Pedro Luz [7] que realizou um num estudo comparativo dos complexos ritual e simbólico associados ao prepero e consumo do Banisteriopsis caapi e de suas plantas aditivas em tribos de língua Pano, Aruak, Tukano e Maku.

A diferença desse hipertexto para aquele é que na presente construção a proposição é essencialmente uma seleção e análise crítica das centenas de pequenos vídeos publicados aqui world wide web (www) com fins educativos e de suporte à trabalhos científicos sobre o uso etnomédico e matrizes originárias da utilização ritual da ayahuasca na América do Sul. Para se ter uma idéia da complexidade e extensão da tarefa somente no YouTube em 11 de maio de 2012 se obteve 17100 resultados para o termo Ayahuasca e respectivamente 233 e 110 para as expressões "Ayahuasca indians" e "Ayahuasca, índios".

As etnias serão identificadas a partir da família linguística de que fazem parte, observando-se então se a utilização da ayahuasca é uma aquisição recente, um traço cultural em extinção e/ou ausente. Até agora as famílias linguísticas identificadas que incluem etnias, descritas na literatura, com sistemas etnomédicos associados ao consumo da ayahuasca foram: Panos (Macro-Pano-Tacanan); Aruák (Arawak); Quechua (Quechumaran) – Aimara; Tucanoan (famílias Tukano); Jivaro (Ashuar) e as línguas isoladas: Arawá; Katukina; Maku; Uitoto (Rio Caquetá – Alto Amazonas) / Uitoto entre outras.

O mapa abaixo é uma sobreposição das áreas dos principais grupos linguísticos à identificada como de consumo da ayahuasca por John M. Cooper, 1949 em seu texto "Estimulantes e narcóticos" publicando no referido Handbook of South American Indians. [1], [2]

Referências

1 Steward Julian H. (Ed.) Handbook of South American Indians. Vol 5 The comparative ethnology of South American Indians. Bureau of American Ethnology. Bulletin 143, Washington, DC, 1949
2 Ribeiro, Darcy (Editor) et alii Suma etnológica brasileira. Edição atualizada do Handbook of South American Indians. Petrópolis, RJ, Vozes – FINEP, 1986
3 Reinburg, P. Contribution a l'étude des boissons toxiques des indiens du nordouest de l'Amazonie, l'ayahuasca -le yaje - le huanto. Journal de la Societe des Americanistes de Paris (n.s.) 13:25-54; 197-216. Paris. 1921
4 Tessmann, Giinter Die Indianer Nordost-Perus. Hamburg: Friederichsen, de Gruyter and Co. 1930
5 Taussig, Michael. Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem, um estudo sobre o terror e a cura. RJ, Paz e Terra, 1993
6 Bolsanello, Débora Pereira Busca do Graal brasileiro, a doutrina do Santo Daime. Ed Bertrand do Brasil, 1995
7 Luz, Pedro F.L. Estudo comparativo dos complexos ritual e simbólico associados ao uso da Banisteriopsis caapi e espécies congêneres em tribos de língua Pano, Arawak, Tukano e Maku do noroeste amazônico. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de PósGraduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. NEIPJan. 2011



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